top of page

ATIVIDADE FÍSICA COM RESPONSABILIDADE NA GESTAÇÃO.

Saiba o que fazer para não colocar seu coração em perigo.

A atividade física fazia parte da sua vida antes de engravidar?


Se a resposta for afirmativa, ótimo, continue assim.


Mas se você era sedentária, este é o momento certo para incluir exercícios físicos na sua rotina, e ter uma gestação mais saudável.


A cardiologista Dra. Kécia Amorim ressalta que a atividade física praticada com responsabilidade na gravidez, entre outros muitos benefícios, ajuda a prevenir a hipertensão gestacional e, inclusive, é recomendada para grávidas cardiopatas, dependendo da cardiopatia.


Para praticá-la com segurança, confira a entrevista com a especialista:


Toda gestante que deseja praticar atividade física deve fazer um check-up com cardiologista antes de começar?

Não. As gestantes que já faziam atividades físicas não precisam de avaliação prévia. As que irão iniciar o ideal é sim ser avaliada pelo cardiologista.


Que exames normalmente são pedidos nesse check-up?

Uso um protocolo da Sociedade Canadense de Fisiologia do exercício – PARmed-X – para gestação e atividade física, que traz uma lista de verificação de anamnese direcionada para avaliar gestantes que querem entrar em um programa de exercício pré-natal e para acompanhamento médico contínuo de gestantes que se exercitam. Por meio dele decidimos quais exames vamos realizar de forma individualizada.


Que tipo de atividades físicas são mais recomendadas para gestantes?

A caminhada é um ótimo exercício para grávidas. Feita nas condições ideais, pode proporcionar uma melhora no funcionamento cardiovascular e no fluxo sanguíneo do corpo, diminuindo, assim, os inchaços e o estresse.


O pilates é um dos exercícios mais indicados para as gestantes, por trabalhar os músculos e a respiração, fatores essenciais para que o parto seja mais tranquilo.


A natação e a hidroginástica são atividades indicadas, pois apresentam menor risco de lesões, devido ao impacto da água. Além de Inúmeros benefícios para a respiração da gestante, para os seus músculos e também para o seu relaxamento corporal. Basta ter cuidado com a temperatura da água que não pode passar de 31 graus. E o Ph da água deve ser monitorado afim de evitar infecções.


A Bicicleta ergométrica pode ser utilizada trazendo também os benefícios da atividade aeróbica, como melhora da capacidade cardiorrespiratória e da circulação coronariana (no coração) e nos membros inferiores (pernas – controle do inchaço), além do controle da pressão arterial e do perfil metabólico do paciente, que significa, na prática, a redução de triglicérides e da intolerância à glicose, assim como o consumo de gordura corporal (controle do peso).


A musculação não é um dos exercícios mais indicados durante a gravidez, pois ela trabalha os músculos externos, e são os músculos internos com quem a grávida deve se preocupar. Mesmo assim, caso a mãe já pratique e queira continuar a praticar essa atividade, não há problema. Ela só deve estar atenta, pois não se deve aumentar a carga nem repetições das séries durante esse período.


Quais outros benefícios da atividade física para a gestante?

Estudos também mostram que a manutenção da prática regular de exercícios físicos apresenta fatores protetores sobre a saúde mental e emocional da mulher durante e depois da gravidez. Além disso, existem dados sugestivos de que a prática de exercício físico durante a gravidez protege contra a depressão pós-parto.


Como praticar atividade física com segurança na gestação?

  • Evitar exercício em ambientes quentes/úmidos, especialmente durante o primeiro trimestre.

  • Evitar exercício isométrico ou prender a respiração durante o exercício.

  • Manter nutrição e hidratação adequadas – beber líquidos antes e após a atividade física.

  • Evitar exercício deitada de costas após 4 meses da gestação.

  • Evitar atividades que envolvam contato físico ou risco de queda.

  • Conhecer seus limites – gestação não é bom momento pra treinar para competições esportivas.

  • Conhecer as razões para parar o exercício e consultar um médico imediatamente se isso acontecer. Essas razões são: excessiva falta de ar, dor no peito, contrações uterinas dolorosas (6-8 por hora), sangramento vaginal, vazamento qualquer pela vagina, tontura ou desmaio etc.


 

Dra. Kécia Amorim

Médica Cardiologista

CRM GO 13874

RQE 10821



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page