Por que a obesidade faz mal para o coração?

Das seis principais causas de morte no Brasil, quatro estão diretamente ligadas à obesidade: acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, diabetes e hipertensão. Indicadores do Ministério da Saúde mostram o avanço do problema com o aumento de 60% da prevalência da obesidade no Brasil nos últimos dez anos, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. O sobrepeso na população também subiu de 42,6% para 53,8% no período. Ou seja, a maioria dos brasileiros está acima do peso ideal.

A gordura em torno dos órgãos dentro da cavidade abdominal, conhecida como gordura abdominal, aumenta o risco de entupimento das artérias, dificultando o desempenho adequado do coração.

Isso ocorre porque o acúmulo de células gordurosas produz substâncias inflamatórias que se alojam nos vasos sanguíneos. As placas de gordura que se formam obstruem a passagem do sangue, o que pode causar infartos e derrames.

Na prática, para saber quando a gordura abdominal compromete a saúde, a medição da circunferência abdominal com uma fita métrica não pode passar de 88 cm nas mulheres, e de 102 cm nos homens. O problema está associado a níveis altos de triglicerídeos, baixos níveis do bom colesterol (HDL), resistência a ação da insulina e consequente elevação dos níveis do açúcar no sangue (diabetes).

O tratamento e a prevenção da obesidade tem relação direta com a mudança do estilo de vida!

O combate ao sedentarismo, adquirir hábitos alimentares saudáveis, o controle do peso, o abandono do tabagismo, o acompanhamento das taxas de colesterol, glicemia e de outros marcadores inflamatórios são fatores primordiais.

Obesidade tem tratamento, tem cura!

Procure ajuda médica especializada!

Cuide de você, cuide do seu coração!