Tive Covid. Posso voltar a praticar exercícios físicos?

Muitas pessoas que praticavam exercícios físicos antes de contrair a Covid-19 estão com dúvida se podem ou não retornar aos treinos. Como o comprometimento cardíaco tem sido descrito como complicação frequente na COVID-19, isso representa um alerta para a necessidade de investigação de lesões miocárdicas, especialmente miocardite, nos indivíduos acometidos pela doença.

Dados iniciais relatam alterações eletrocardiográficas, níveis de troponina detectável e achados anormais em ressonância magnética cardíaca até cerca de 70 dias após o diagnóstico da doença, que não se correlacionaram necessariamente com a gravidade do quadro clínico apresentado.

Apesar de ainda não sabermos o real significado de tais achados, devemos considerar a possibilidade de que possam representar um substrato arritmogênico durante o esforço, aumentando o risco de morte súbita em esportistas e atletas.

Desta forma, torna-se essencial realizar uma avaliação pré-participação cardiológica antes do retorno à prática de exercícios e esportes.

Seguem os fluxogramas de avaliação pré-participação pós covid-19 da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Vale ressaltar que várias sociedades médicas tem proposto fluxogramas com diferentes abordagens.

Médica Cardiologista