Como prevenir o infarto

Infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras doenças cardiovasculares, como a hipertensão e aterosclerose, podem ser evitados através da adoção de alguns hábitos simples, como praticar exercício físico regularmente e fazer uma alimentação equilibrada. Confira a seguir 7 hábitos, que salvam vidas, para você que deseja prevenir o infarto ou o AVC:

1 - Não fumar e evitar locais com fumaça

Alguns produtos químicos do tabaco podem danificar o coração e os vasos sanguíneos, levando a um estreitamento das artérias, chamado de aterosclerose, que pode levar a um infarto.

2 - Fazer exercício físico regularmente

A prática de exercício físico durante cerca de 30 a 60 minutos, 2 a 3 vezes por semana, como natação ou caminhada, por exemplo, ajuda a controlar o peso e melhora a circulação sanguínea, podendo reduzir o risco de pressão arterial alta, colesterol alto ou diabetes.

3 - Beber álcool com moderação

O consumo de álcool além do recomendado e, principalmente, a longo prazo, pode prejudicar o coração, podendo causar hipertensão, insuficiência cardíaca, derrame ou infarto.

4 - Manter o peso ideal

O excesso de peso está associado à pressão arterial elevada, colesterol alto ou diabetes, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como derrame ou infarto. Por isso, mesmo uma pequena perda de peso pode ajudar a diminuir a pressão arterial, diminuir os níveis de colesterol no sangue ou reduzir o risco de diabetes.

5 - Controlar a pressão arterial, o colesterol e a diabetes

A pressão arterial elevada, o colesterol alto e a diabetes podem danificar o coração e os vasos sanguíneos, aumentando o risco de desenvolvimento de infarto, AVC ou insuficiência cardíaca, por exemplo.

6 - Dormir bem e controlar o estresse

As pessoas que não dormem o suficiente têm um maior risco de desenvolver obesidade, hipertensão arterial, infarto, diabetes ou depressão. Por isso, os adultos devem ter cerca de sete a oito horas de sono por noite, devendo deitar-se e acordar no mesmo horário todos os dias.

7 - Ter uma alimentação saudável

Para prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, é importante evitar ou reduzir o consumo de alimentos com gordura saturada ou gordura trans, que são os dois tipos de gordura prejudiciais à saúde e que aumentam o risco de infarto, AVC ou aterosclerose, por exemplo.

Desta forma, é importante evitar ou diminuir o consumo de:

• Carnes vermelhas, queijos gordos;

• Molhos, embutidos;

• Frituras, doces;

• Refrigerantes, temperos, margarina.

ATENÇÃO: 30 minutos de exercícios físicos aeróbicos diariamente reduz 30% o risco de sofrer infarto.

Se fizer 1 hora/dia de exercícios aeróbicos consegue reduzir até 48% esse risco, principalmente nos pacientes com histórico familiar de doença cardiovasculares precoce (parente de primeiro grau com histórico de infarto ou AVC com menos de 55 anos em mulheres ou menos de 65 anos em homens).

Médica Cardiologista