Vitamina D e obesidade: qual a relação?

A deficiência de vitamina D é um problema de saúde global atingindo 2 milhões de pessoas e está associada com maior agravo de doenças não transmissíveis incluindo a obesidade! Mecanismo: Saciedade, Redução do gasto energético e aumento de paratormônio.

A Vit D é um hormônio esteróide, sintetizada pela pele após exposição à radiação UV. O Nacional Health and Nutrition Examination Survey (NHANES), demonstrou que alta concentração de vit D está relacionada a maior qualidade da dieta, menor percentual de gordura corporal e menor frequência de distúrbios metabólicos.

Há evidências de estudos epidemiológicos e ensaios clínicos de que o status de deficiência de vitamina D é fator predisponente para um grande número de patologias incluindo câncer, doenças infecciosas, inflamatórias e autoimunes, cardiovasculares e metabólicas como a obesidade e hipertensão.

Mas ATENÇÃO, existem níveis adequados e o excesso pode ser prejudicial ocasionando toxicidade aumentando a captação de cálcio intestinal levando a hipercalcemia e calcificação de vasos sanguíneos e formação de cálculos renais, por exemplo. Pode ter sintomas como náusea, vômitos, fraqueza e anorexia, desidratação e quadro de insuficiência renal envolvendo risco de morte.

Por isso a suplementação, quando indicada, deve ser acompanhada com dosagens séricas de monitoramento.

• Níveis adequados: 20- 100 ng/ ml, no Brasil dependendo do tipo de pacientes, e ainda não existe consenso.

Se você luta contra a balança, lembre-se que a ingestão adequada de vitaminas ajuda no metabolismo e no controle adequado do peso.

No caso da vitamina D apenas 10-20% da vitamina D necessária ao organismo provém da dieta.

• Ergocalciferol: vegetais verde escuros, cogumelos.

• Colecalciferol: atum, salmão, sardinha, bacalhau, ostras e gema de ovo.

80-90% da vitamina D no organismo vem da pele por meio da exposição ao sol, dependendo da radiação UV, portanto ao meio dia. 60% ocorre entre 10h e 14h. Por isso, a suplementação é necessária em alguns pacientes.